terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Tecnologia das Operadoras de Celular

1.Qual a tecnologia adotada atualmente pelas operadoras de telefonia móvel e quais as restrições de cada uma das tecnologias adotadas?
Claro – TDMA e GSM
Oi - GSM
Vivo – CDMA e GSM
Tim – TDMA e GSM

2. Quais as perscpectivas em relação ao futuro, ou seja, a evolução 3G?
3G ou Terceira Geração é um termo genérico que cobre várias tecnologias para redes de telefonia sem fio do futuro, incluindo CDMA2000, UMTS (W-CDMA) e EDGE. Combina Internet móvel de alta velocidade com serviços baseados em IP (Internet Protocol). Isto não significa apenas rápida conexão móvel para a World Wide Web - libertando-nos de conexões lentas, equipamento pesado e pontos de acesso imóveis. Capacitará novos caminhos para se comunicar, informação de acesso, conduzir negócios e aprender.
A indústria classifica os sistemas de telefonia celular em gerações:
A primeira geração (1G) analógica;
A segunda geração (2G), já digital e em uso intenso no Brasil;
A segunda e meia geração (2,5G), com melhorias significativas em capacidade de transmissão de dados e na adoção da tecnologia de pacotes e não mais comutação de circuitos;
A terceira geração (3G), ainda em experiências iniciais no Japão e na Europa.
E já em desenvolvimento a 4G (quarta geração).
Alguns fabricantes de infra-estrutura, como Motorola e Nortel, desistiram dos padrões chamados 3G e resolveram apostar na tecnologia de rede Wimax.
Para alguns, isso significa que o Wimax seria uma tecnologia concorrente com padrões como o WCDMA.
Para outros, as duas tecnologias serão complementares.
O fato é que o 3G já é um serviço muito utilizado por japoneses e europeus.
A terceira geração (3G) baseada no padrão WCDMA, com acesso HSPA, vem evoluindo a partir de 2005 e já funciona comercialmente na Europa (Itália, Espanha, Alemanha, Portugal, Suécia, Inglaterra, França), nos Estados Unidos, Austrália e no Japão, país no qual mais de 80% dos celulares em circulação já são 3G.
No Brasil, operadoras como Claro (GSM) e Vivo (CDMA) já disponibilizam pacotes com as tecnologias 3G, com recursos digitais e tecnológicos que representam um avanço sem precedentes no setor e velocidades que podem chegar a 7,2 Mbps(diponivel apenas 1Mbps ainda no Brasil).
Representantes da Vivo e da Claro anunciaram (em entrevista para a Folha de São Paulo) que pretendem difundir até 2008 o sistema de transmissão 3G.
A tecnologia permite acesso mais do que rápido à banda larga e torna viável o download acelerado de arquivos de som (música) e imagem (vídeo) nos aparelhos móveis.
WCDMA: trata-se da interface rádio do padrão de 3a Geração estabelecido como evolução para operadoras GSM.
HSPA: trata-se do serviço de pacotes de dados baseados na tecnologia WCDMA, que possibilita oferecer banda larga móvel com elevadas taxas de transmissão. A maior novidade é que a rede HSPA abre a concorrência com provedores de internet convencionais ao oferecer serviços multimídia via telefone móvel com qualidade elevada.
EVDO: O CDMA 1xEVDO, onde EVDO significa Evolution Data Only (Evolução Apenas de Dados), ou Evolution Data Optimized (Evolução de Dados Optimizados).Isto devido ao fato da tecnologia fazer apenas a transmissão de dados, sendo que a voz continua sendo transportada pelo CDMA 1xRTT, com isso além de liberar a tecnologia precedente para transportar livremente voz e ser totalmente compatível com o mesmo, ela permite transmitir uma alta capacidade de dados em uma única canalização de 1,25MHz.
A Telemig Celular realizou a primeira transmissão de dados e voz utilizando a tecnologia 3G, baseada no padrão WCDMA/HSPA (Wideband Code Division Multiple Access / High-Speed Packet Access) no país. A nova tecnologia melhora a qualidade e potencializa a velocidade dos serviços multimídia, abrindo canais para a oferta de banda larga móvel com elevadas taxas de transmissão. Com ela, será possível fazer vídeo-chamadas – ligações telefônicas com transmissão de áudio e imagem em tempo real –, além de acesso à internet para downloads de vídeos, músicas e outros arquivos com velocidade até 20 (vinte) vezes mais rápida que a conexão atual.

3. Qual a diferença entre a telefonia celular e a telefonia via rádio (NexTell)?
A principal diferença pelo uso da tecnologia iDEN é a convergência de serviços que são possibilitados.
Na tecnologia 2G, utilizada atualmente em celulares tradicionais, uma chamada é originalizada do aparelho fixando um único canal de comunicação. Além de ser lenta o usuário é cobrado por tempo de conexão.
A tecnologia iDEN, criada pela MOTOROLA e adotada pela NEXTEL, funciona como uma grande Ethernet onde cada aparelho (rádio) é um nó móvel com um IP fixo. Os aparelhos estão sempre ligados à rede e quando necessitam transmitir, seja dados ou voz (convergência de tecnologia), fazem uma solicitação assim como na internet. Eles emitem uma solicitação à estação base que está ligado atualmente via PTT (Push To Talk), independente da sua localização dentro da área de cobertura. Esta envia um sinal para toda a rede através dos roteadores localizando o destino e criando o canal de conexão direta.
O protocolo utilizado é o LAPi, que utiliza técnicas mais eficazes de segurança e criptografia, que só estão sendo atingidas agora, com o 3G.

Daí o slogan da NEXTEL: "NEXTEL, direto".



2 comentários:

Juliano Moreira disse...

Excelente blog! e excelente post!

Não ficou claro para mim em qual nível tecnológico a Nextel(Iden) está posicionado em relação as demais operadoras brasileiras.
A Iden estaria no mesmo nível tecnológico que o GPRS e o e1XRTT(2.5) ou Edge(2.75) ?

Poderiam dar mais detalhes por favor?

Novamente parabéns pelo trabalho de vocês! RSS adicionado no meu feed reader!!

Abraço

Juliano

Unknown disse...

queria saber se comprarmos um aparelho, por exemplo na CLARO, motorola, poderiamos usa-lo com chip nextel? tenho medo de comprar e por causa do nextel ser IDEN, e da Claro GSM não funcionar.