quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Brasil é 81º em uso de celular e 72º em internet, diz Unctad

Relatório com 190 países mostra que usuários triplicaram entre 2002 e 2006.

O Brasil aparece em 81° lugar num ranking de 190 países que mede a penetração dos telefones celulares, feito pela Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento (Unctad).

A informação consta de um relatório da agência da ONU que também coloca o país na 72ª posição em penetração da internet.

Embora o país esteja atrás de vizinhos latino-americanos nos dois quesitos, o trabalho da Unctad destaca que o número de usuários de celular e de internet triplicou entre 2002 e 2006.

De acordo com os dados do Relatório da Economia da Informação 2007-2008, em 2006 havia 99,9 milhões aparelhos de celular registrados no Brasil. Em 2002, esse número era de 34,8 milhões.

Ainda assim, a 81ª posição coloca o país atrás de:
Argentina (49°)
Chile (54°)
Uruguai (66°)
Colômbia (69°)
Equador (70°).

Em relação à quantidade de usuários da internet, os dados mostram que o número de pessoas no Brasil com acesso à rede saltou de 14,3 milhões, em 2002, para 42,6 milhões, em 2006.

Na listagem geral sobre penetração da internet, o Brasil aparece mais bem posicionado em relação aos vizinhos, à frente da
Argentina (78ª) e do México (79ª), embora atrás do Chile (66ª).

Banda larga

O estudo ainda mostra que além do aumento do número de computadores ligados à rede houve uma melhora na qualidade da conexão. Segundo a Unctad, no Brasil, entre 2002 e 2006, o número de usuários de banda larga subiu de 731 mil para 5,92 milhões.

No ranking geral de penetração de banda larga, o Brasil ficou em 57° numa lista de 110 países. Mais uma vez o país veio atrás do Chile (38°) e do México (57°).

A Unctad observa que, em 2006, quase 95% das empresas tinham acesso à internet, sendo que 89% contavam com banda larga.

"O alto nível de acesso à internet pelas empresas, no entanto, contrasta com o fato de que apenas metade das empresas têm website próprio", comenta o relatório.

A agência da ONU ainda afirma em seu relatório que entre as empresas brasileiras engajadas com o "e-commerce", ou transações comerciais pela internet, 23% realizaram compras pela web em 2006 e 30% de seus lucros vieram de vendas online feitas a partir de seus websites.

Um comentário:

Graci disse...

A tendência na utilização de aparelhos móveis para comunicação tende a aumentar cada vez mais. Trânsito, distância do trabalho em relação à residência, fazem com que as pessoas fiquem muito tempo se deslocando e esse tempo pode ser usado de forma produtiva, através dos aparelhos móveis. O acesso a Internet via celular com a 3G revolucionara ainda mais esse mercado, em que os designers tem muito ainda a produzir.